Como Fazer Massa de Esfiha Fechada: Saiba Como Modelar Esfiha!

By | janeiro 31, 2022

Não há nenhuma regra sobre como fazer massa esfiha fechada, há maneiras distintos que pessoas fazem de forma diferente da outra.

Eu já publiquei um artigo na qual mostro como fazer esfiha de carne moída, porém para esfiha aberta!

Há dois tipos de esfihas que nessa altura a gente já conhece, são elas fechadas e abertas.

O diferencial da aberta para a fechada é basicamente o recheio de cada uma delas, nas esfihas abertas será capaz de notar o recheio assim que olhas para elas, porque o recheio é posto de tal forma que se mostre bem visível, para que você possa com facilidade distinguir os sabores.

Contudo nas esfihas fechadas, você não vai perceber o recheio, porque a massa cobre o recheio de forma total, esse tipo de esfiha é muito semelhante a uma empada.

Tenho que lhe dizer que essa receita de massa esfiha fechada é muito fácil de produzir, apenas siga as instruções do passo a passo que vamos mostra logo abaixo, não precisa ser um master chef para fazer isso, você só precisa estar disposto a aprender!

E é por isso que sempre estou aqui, te auxiliando com ótimos macetes que fazem muito bem diferença quando for fabricar as esfihas.

Receita para a massa de esfihas fechada

Nesse momento irei apresentar a você uma receita caseira que, quando finalizada, parecerá uma massa profissional.

Você conseguirá produzir essa massa em sua própria residência e fabricar esfihas que com certezas vão ser muito saborosas.

Veja a lista dos ingredientes necessário para fazer esfiha fechada:

  • 1 kg gramas de farinha de trigo
  • 500 mililitros de água morna
  • 100 mililitros de óleo
  • 60 gramas de açúcar refinado
  • 30 gramas de fermento biológico
  • 20 gramas de sal
  • Para o recheio:
  • 500 gramas de carne picada
  • 2 unidade de cebola pequena picada
  • 2 unidade de tomate maduro picado
  • 1 rodela de limão
  • 2 pitadas de sal
  • 2 pitadas de pimenta síria
  • 2 punhados de salsinha

Na hora de fazer a cobertura o que será preciso é:

  • 2 unidade de gema de ovo
  • fubá fina

Confira a seguir como fazer esfiha fechada

1 – Vamos iniciar nossa receita colocando a farinha, o açúcar e o fermento em um recipiente. Nesse momento adicione o sal e misture os componentes, adicione o óleo e a água um pouco de cada vez, continue até que a massa fique de forma uniforme e depois deixe por 15 minutos descansando.

Massa de esfiha

2 – Fazer o enchimento do recheio da esfiha fechada é muito fácil! Numa panela de porte médio para grande coloque os ingredientes juntamente com a carne moída, deixe fervendo no fogo suave durante 10 minutinhos, enquanto isso, vá mexendo os ingredientes até virarem uma só combinação e terminar a contagem dos minutos.

Vale lembrar que esses ingredientes e também a carne moída ainda não vão ficar completamente cozidos, esse procedimento só vai ser finalizado assim que rechear as esfihas e em seguida as encaminha-las até o forno para assar.

Recheio de Esfiha

Recomendação: Seja criativo, os ingredientes podem ser misturados de várias maneiras, portanto, abuse na hora de rechear suas esfihas com várias alternativas de recheios, como tomate, cebola e outros petiscos.

3 –  pegue a panela com a massa e a desloque em cima de uma mesa que esteja limpa e coloque farinha ao redor, lembrando que pode colocar numa bancada também se preferir.

Você terá que amassar a massa um pouquinho a mais e logo depois abri-la com a ajuda daqueles rolos de confeiteiro, a todo momento preste atenção na densidade da massa.

Esfihas na Mesa

4 – Você precisará fazer cortes na forma de circulo de ao menos 10 cm, continuar fazendo esse formato de circulo até ter terminado toda a massa.

Com os discos abertos, colocamos porções do enchimento fechado da esfiha que aprendemos anteriormente e as fechamos formando um triângulo, pressionando as extremidades para não abrir, como na figura abaixo.

Dentro do formato do circulo criado nas esfihas introduza os ingredientes do recheio da esfiha fechada que eu ensinei acima e feche elas para que forme um triângulo, prense bem a parte das pontas para que não venha a abrir sem querer.

Esfiha Fechada

5 – Juntamente com o auxilio de um pincel de confeiteira, contorne as esfihas com o pincel melado das gemas dos ovos (importante lembrar de separar as claras das gemas) em cima das esfihas e logo depois passe um pouquinho de fubá em cima delas, com isso elas vão ganhar mais sabor e também ficará mais crocantes.

Na hora da assadura é bem simples! Numa forma de inox padrão que esteja colocada ao redor óleo de cozinha (untar) deixe a assando em torno de 30 minutos, até vê que elas estejam com uma cor bem dourada.

Conselho amigo! Asse em 200°c no forno pré-aquecido, se por algum motivo for congelar as esfihas, com isso não vai ser necessário pincelar com gemas de ovos, faça isso no momento que você for assar as esfihas.

A hora chegou, tire-as do forno e aproveite-as. Estou ansioso em saber que você aprendeu a fazer esfiha fechada com esse passo a passo dessa matéria que é de certa forma espetacular.

esfihas fechada no forno

Última dica!

Agora faço um convite para você a conferir o curso de esfihas que todo momento lhes apresento no site, esse curso é para você que quer aprender ou melhorar ainda mais na hora de fazer esfihas profissionais, para fazer em casa ou para os amigos.

Clique aqui e veja o que esse curso vai ter de melhor, só te lembro que o curso está um preço de desconto, portanto compre com um preço promocional e adquira sua vaga já, te vejo no curso ;).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.